Sou verdadeiramente apaixonada pela cultura mexicana, acho mesmo que fui mexicana numa outra vida (lol). Tudo o que tenha a ver com a Frida Kahlo, com o povo Maia, com "Dia de Los Muertos" me chama a atenção.
O "Dia de Los Muertos" é considerada a tradição mais relevante da cultura mexicana e honra os defuntos. A sua celebração é levada a cabo no dia 1 e 2 de Novembro, coincidindo com as tradições
católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.
Crédito: Pinterest
Segundo a tradição, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Acredita-se que as alma das crianças (angelitos) regressa a 1 de Novembro e as dos adultos a 2.
Uma parte muito importante desta tradição é a visita ao cemitério. Seja de dia ou de noite, as famílias decoram as sepulturas dos seus mortos e acendem velas, como forma de lhes iluminar o caminho no seu regresso a casa.
Crédito: Pinterest
Crédito: Pinterest
Crédito: Pinterest
Em casa, as famílias preparam altares. Eles são decorados com flores, velas e incensos e muitos objectos que lembram os entes queridos que já partiram: retrato, perfumes, brinquedos. É ainda colocada a comida e as bebidas preferidas dos entes queridos que já partiram) e outras oferendas.
Crédito: Pinterest
Crédito: Pinterest
Um dos objectos mais comuns entre as oferendas é a famosa caveira. As caveiras mexicanas - sugar skulls ou cavaleras - são um dos símbolos importantes do folclore mexicano. Simbolizam a morte e renascimento. São estilizadas e muito coloridas, decoradas com flores, espirais, estrelas ou formas geométricas.
Imprimam e divirtam-se a colorir estas lindas calaveras!