segunda-feira, 5 de maio de 2014

Um passeio ao Museu dos Eléctricos e dos Autocarros

   Não há menino que não goste de brincar aos motoristas ou aos corredores de automóveis. Os meus não são excepção. Por isso mesmo, ontem fomos fazer uma visita ao Tramsmusée. 




   Localizado numa zona tranquila da cidade, fomos surpreendidos por ser de entrada gratuita e por estar inteiramente por nossa conta: éramos os únicos visitantes!

   A viagem no museu começa numa sala repleta de informção relativa a toda a história dos transportes públicos no Luxemburgo. Objectos bem conservados ilustram e dão cor a todo este percurso: muitas fotografias, postais, modelos em miniatura de autocarros e eléctricos, antigos bilhetes, documentos, equipamento e objectos utilizados nas operações quotidianas, um sem fim de pequenos tesouros! 

                                      














   O Tramsmusée, está localizado num antigo armazém de eléctricos, o que permite ter em exposição alguns veículos de transporte público, onde as crianças podem brincar livremente: pudemos subir a uma carruagem de 1875, puxada por cavalos, e que foi o primeiro transporte público a circular no Luxemburgo.






   Visitámos ainda dois eléctricos , perfeitamente cuidados, que e exemplificam os modelos que a partir de 1908 começaram a substituir as pitorescas carruagens puxadas a cavalo. 
  Entrámos também em dois autocarros, um exemplificativo dos que desde 1960 foram, gradualmente substituindo os eléctricos e o outro já mais moderno e em tudo semelhante aos nossos primeiros  "expressos".

                                     














   Este foi sem dúvida o momento alto de toda a visita, pois as crianças adoraram poder fazer de conta que eram motoristas e guardas-freio!





   Quanto a mim, gostei bastante da visita, é sempre bom descobrir cantinhos que nos ensinem um pouco mais sobre este país. Mas sabem de uma coisa? fiquei com uma vontade imensa de voltar a fazer um passeio por Lisboa a bordo do querido eléctrico 28! 







Sem comentários:

Enviar um comentário