segunda-feira, 21 de julho de 2014

Uma viagem no tempo

   Uns dias antes de partirmos de férias até Portugal, fizémos uma verdadeira viagem no tempo. E nem foi preciso ir muito longe para apanharmos o transporte que nos permitiu sonhar com uma vida em 1900: bastou um passeio até Fond-de-Gras.

   O Fond-de-Gras é um parque industrial e ferroviário, único no Luxemburgo, e uma das grandes atracções turísticas que decorrem durante os meses de Primavera e Verão (todos os domingos à tarde, entre Março e Setembro).



"Train 1900", um comboio a vapor perfeitamente recuperado, circula entre Pétange e Fond-de-Gras, na antiga linha industrial, inaugurada em 1874 pela Companhia de Caminhos de Ferro e Minérios Principe Henri. Esta linha encerrou em 1963, com o fim da extracção do minério de ferro das colinas circundantes. 



   Dentro das carruagens, em primeira (9€) ou segunda classe (12€),  sentimo-nos fazer uma verdadeira viagem no tempo, num comboio a vapor que percorre um lindo caminho de floresta verdejante, a um ritmo tranquilo e pouco acelerado, a que não estamos acostumados, apenas envolvidos no som do apito e do vapor. Verdadeiramente encantador! 





   Além do passeio no comboio, é ainda possível vistitar um pequeno museu com algum património ferroviário

Sem comentários:

Enviar um comentário