Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O passo a passo de uma flor de crochet

   Hoje apresento-vos o esquema de uma flor de crochet que pode ser usada como pregadeira, aplicação numa mala ou numa camisola ou mesmo como base de um quadrado de crochet (que ensinarei num futuro post).


                                  


Faça 4 correntinhas com a cor que escolheu para o centro da flor. Junte com um ponto baixíssimo para formar um círculo.  

Carreira 1: 4 corretinhas (conta como um ponto alto mais uma correntinha), *1 ponto alto, 1 correntinha* . Repita de * até * mais seis vezes. Feche com um ponto baixíssimo. Corte a linha.

Carreira 2: Junte a cor pretendida para as pétalas com um ponto baixíssimo em qualquer um dos espaços da carreira anterior. Ainda nesse espaço faça 1 ponto baixo, * 1 ponto baixo, 3 pontos altos, 1 ponto baixo*. Repita de * até * em todos os restantes 7 espaços. Junte com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo feito. Neste momento a sua flor deverá ter 8 pétalas.
Carreira 3: Esta carreira é feita na parte de trás das pétalas: 1 correntinha, * 4 correntinhas, 1 ponto baixo entre duas pétalas*

Carreira 4: 1 correntinha * 1 ponto baixo, 5 pontos altos, 1 ponto baixo * no primeiro espaço formado na carreira anterior.  Repita de * até * em todos os espaços restantes. Feche com um ponto baixíssimo. A sua flor deverá ter 8 pétalas feitas atrás das anteriormente criadas.  









With the color of yarn you wish to use for the center of the flower, ch 4 and join with a sl st into the first ch to form a ring. 

Round 1: Ch 4 (counts as 1 dc, ch 1), * 1 dc into ring, ch 1 **; repeat from * to ** 6 times. Join with a sl st at the beginning of this round.  Fasten off and break off the first color. ´

Round 2: Join the color you wish to use for the petals into any of the ch-1 spaces, ch 1 and * 1 sc, 3 dc, 1 sc ** into the same ch-1 space; repeat from * to ** into the next 7 ch-1 spaces. Join with a sl st into the first sc of the first ch-1 space. (There should be 8 petals around the center.)

Round 3: Ch 1, and working behind the petals now,* Ch 4, sc between the two petals*

Round 4: Ch 1 and work * 1 sc, 5 dc, 1 sc ** into the first ch-3 space and repeat from * to ** into all the next ch-3 spaces; sl st into the first sc of the first petal made in this round. You should now have another 8 petals behind the first 8 made. Fasten off 











Anamar, a sereia

   Adoro o nariz arrebitado desta bonequinha, uma sereia um pouco fora do convencional já que não gosta nada de cabelos compridos!


terça-feira, 29 de abril de 2014

Roubar horas ao sono

   Abril foi terrível para o meu projecto " Crochet Mood Blanket 2014"! Simplesmente não fiz um quadrado por dia, como é meu hábito. A razão? cansaço, projectos mais aliciantes, preguiça, nem eu sei bem.. mas entre maleitas e viroses dos mais pequenos, as férias da Páscoa, o querer aproveitar o bom tempo para passear, o que é certo é que o trabalho se acumulou mesmo!!! 
   Conclusão: entre hoje e amanhã tenho de fazer 20 quadrados! O que vale é que fui registando as cores. Mas nem isso me livra de ter de roubar mais umas horas ao sono!



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Patinhos amarelos invadem o Pétrusse

   No passado sábado, o rio Pétrusse foi invadido por 13.500 patinhos de borracha naquela que foi a    13ª edição do evento de caridade conhecido como "Duck Race".
   Pela primeira vez fomos assistir e gostámos bastante. O dia convidava a sair de casa e a um passeio pelas belas paisagens verdes da cidade. O Vale do Pétrusse estava animado, repleto de gente, de música e de boa disposição.
   O pagamento para a participação na corrida era de 5,00€ por patinho (sem direito a levar o pequenito para casa) e o lucro das vendas deste ano foi dividido por três instituições ("Fondation Autisme", "Fondation APEMH" e "ASBL Schrëtt Fir Schrëtt"). O prémio? bastante aliciante: um Citroën DS3.

   A festa começou cedo com churrascos, bebidas e animação para as crianças (estes três itens estão sempre presentes em todos os eventos luxemburgueses). A corrida teve início às 15.00h.



   Os patos que iam ficando para trás, ou que ficavam presos nas margens do rio, eram ajudados por voluntários que, alegremente, os iam encaminhando até à meta.






Vejam algumas fotos mais abaixo. E para o ano há mais! 












   

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Óscar

Este coelhinho é muito fofo. Adorei fazê-lo e o cachecol dá-lhe uma graça :-)


Alice, Matilda e Inês

   As três amigas decidiram dar um passeio pelo parque. São tão irrestíveis que não consigo eleger a que mais gosto :-)



quinta-feira, 24 de abril de 2014

As cores da primavera

   Independentemente de não ser o meu sítio preferido no mundo e de ter alturas em que o que mais desejo é fazer as malas e ir embora, não posso negar uma coisa: as estações do ano conseguem são realmente mágicas por aqui, transformando a cidade. Se o outono a pinta de maravilhosos tons de castanho como nunca vi noutro local, e o inverno a deixa coberta de brancos mantos de neve fofa, a primavera traz à vida um arco iris que desponta a cada canto 










quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os campos de canola. E o delicioso mel

   No caminho para o castelo de Eltz, parámos o carro em busca de alguém que nos confirmasse que estávamos na direcção certa. Calhou-nos em boa hora um simpático apicultor que nos guiou e nos explicou ainda que as flores amarelas (flor de canola, "Raps" em alemão) que nesta época do ano inundam os campos alemães, fazem um delicioso mel.   
   Trouxemos um frasco, claro está. E ainda pudemos dar uma vista de olhos às abelinhas trabalhadoras :-)









terça-feira, 22 de abril de 2014

Un passeio a Burg Eltz

   Sábado passado decidimos ir conhecer o Castelo de Eltz (Burg Eltz). É uma das vantagens de estarmos "desterrados" no centro da Europa: em menos de (quase) nada estamos em qualquer sítio, sem necessidade de usarmos outro meio de transporte que não seja o nosso carro. 
  Hora e meia depois de termos saído de casa, encontrámos o parque de estacionamento onde teriamos de deixar o carro das. O restante caminho até ao Castelo (cerca de 1,5 km) é feito ou a pé, ou utilizando o mini autocarro. Optámos por ir a pé, o dia convidava a um passeio. E no fim da pequena jornada, uma imagem destas retempera qualquer força!



   Situado em Münstermaifeld, é um dos castelos alemães mais bonitos e bem preservados. É a única construção na região que nunca foi capturada ou destruída, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII. O nome do castelo vem do rio que o circunda, o Eltz, afluente do Rio Mosel 



   Durante a Idade Média, três clãs da mesma família (os Rübenach, os Rodendorf e os Kempenich) num total aproximado de 100 membros, moraram simultaneamente no castelo, estando este e toda a propriedade dividido entre os três clãs. Viviam todos juntos, em harmonia, fixando leis e deveres para preservar e cuidar do castelo.
   Cada clã tinha um brasão: o Eltz do Leão de Ouro; o Eltz Leão de Prata e o Eltz dos Chifres de Búfalo. Ainda hoje é possível identificar as alas que pertenciam a cada um dos clãs, devido aos brasões que os identificam. Desde 1815, o castelo é propriedade exclusiva de um único membro do clã "Leão de Ouro". Os condes actuais assumiram a tarefa de manter o edifício aberto ao público, de garantir a sua riqueza e de passar o castelo à próxima geração. 



   Durante o ano de 2014 o castelo estará aberto entre 30 de Março e 2 de Novembro, das 9.30h às 17.30h.


Mais detalhes aqui: http://burg-eltz.de/en.html

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Assobiar em Nospelt

    Hoje fomos cumprir uma das tradições luxemburguesas que mais gosto e fomos até Nospelt comprar o nosso Péckvillercher.
   Na Segunda-Feira depois da Páscoa, esta vila luxemburguesa torna-se o palco do "Éimaischen (Emaús)", um mercado, que ocorre desde 1827, e onde se podem encontrar uma grande variedade de passarinhos de assobiar ("Péckvillercher"), que simbolizam o regresso da primavera. Todos eles são feitos em barro ou em porcelana.
   O nome do mercado tem origem nos discípulos que foram interpelados por Jesus no caminho de Emaús (uma pequena aldeia perto de cidade de Jerusalém), ao entardecer do dia da sua ressurreição.

  








domingo, 20 de abril de 2014

Vamos colorir a Páscoa

   Como o dia por aqui está com ar de chuva, é mais do que provável que fiquemos em casa. Por isso decidi imprimir uns desenhos alusivos à quadra para entreter os meninos. Deixo aqui para quem queir aproveitar :-)