sábado, 6 de dezembro de 2014

Kleeschen e o Housécker

   O dia 6 de Dezembro é o dia de São Nicolau, o protector das crianças. O "Kleeschen", como é conhecido no Luxemburgo, traz presentes e doces para as crianças que se portaram bem ao longo do ano, na noite de 5 para 6 de Dezembro.
   Na noite de 5 para 6 de Dezembro, o São Nicolau, ou "Kleeschen" (nome como é conhecido por aqui) percorre o Luxemburgo, visitando a casa de todas as crianças, Como companhia traz o Housécker (o nosso "Homem do Saco" ou o "Bicho Papão"), uma figura um pouco assustadora, de rosto e roupas pretas e com umas longas barbas escuras. Se os meninos se portaram bem recebem doces. Se, porventura o comportamento não foi o melhor, recebem um pau preto, no no sapatinho que deixaram junto à janela ou na lareira





   As histórias que deram origem ao Housécker são tão obscuras como é o seu aspecto: uma das versões mais populares relata a história de três meninos que se perderam e foram ter à casa de um talhante, que os matou e os guardou em salmoura. Foi o São Nicolau que os salvou e os trouxe de novo à vida. O talhante foi transformado em Housécker e condenado a seguir o São Nicolau por toda a eternidade, ajudando-o no seu trabalho árduo.




   Já São Nicolau é um dos Santos mais populares entre os cristãos. Ele pertencia a uma família abastada e, segundo a lenda, cedo deu sinais de ser um homem bondoso. Uma das histórias mais conhecidas conta que, ao saber que na sua cidade um homem bastante pobre, sem dinheiro para dar dotes às filhas, as pretendia encaminhar para a prostituição, decidiu deixar às escondidas um saco cheio de ouro para a filha mais velha, já que esta estava em idade de casar. Nicolau repetiu o acto por mais duas vezes, sempre que uma das filhas atingia a idade para casar. Segundo a mesma lenda, Nicolau colocava o saco dentro da casa pela chaminé, onde secavam algumas meias
   Depois dos pais morrerem, decidir visitar a Terra Santa. Quando voltou da sua viagem, decidiu que não queria viver mais em Patara e mudou-se para Mira (onde hoje se situa a Turquia) , onde viveu na pobreza, já que tinha doado toda a sua herança aos mais pobres.
   Anos mais tarde, o bispo de Mira morreu. Os anciãos não conseguiam decidir quem seria o seu sucessor e decidiram pôr o problema nas mãos de Deus. Nessa mesma noite o ancião mais velho sonhou que Deus lhe dizia que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Mira. Como Nicolau tinha já o hábito de se levantar cedo para ir rezar à igreja, foi o primeiro homem a entrar nela e logo foi nomeado bispo.
   São Nicolau morreu a 6 de Dezembro de 342. Em meados do século VI, o santuário onde este foi sepultado transformou-se numa nascente de água. Em 1087, os seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itália., que se tornou num centro de peregrinação em sua homenagem. 

















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...